segunda-feira, 25 de julho de 2011

Espiritismo Kardecista

Parte Histórica


Ao contrário do que muitos espiritas Kardecistas acreditam a origem do espiritismo moderno iniciou-se com o confuso e contraditório caso das irmãs Kate e Margareth Fox em 1848 em Hydesville - Nova York - EUA, quando ambas supostamente mantinha contado com um "espirito desencarnado" (o que descobriu-se mais tarde não passar de fraudes, revelado em dois livros de confissões das irmãs Fox).

Hippolyte de Leon Denizar Rivail que se auto intitulou Alan Kardec, acreditando ser reencarnação de um poeta celta (lembrando que o povo celta era um dos maiores povos pagãos da história antiga), transformou as contraditórias e confusas crenças espíritas em um corpo doutrinário, publicando os seguintes livros; O Livro dos espíritas (1857) O que é espiritismo (1859) O evangelho segundo o espiritismo (1864) O Céu e o Inferno(1865) A Gênese (1868).

O principal livro “O evangelho segundo o espiritismo”, serve como base para suas principais teses. Retirado do que ele afirmou ser as máximas dos ensinamentos de Jesus Cristo, onde teve a inspiração de supostos espíritos desencarnados entre eles Agostinho, santo da Igreja Católica, o discípulo João, Lázaro e muitos que não são identificados, tais espiritos teriam canonizado as doutrinas espiritas, negando as doutrinas fundamentais do Cristianismo.

Alguns grupos espiritas chegam a negar que Jesus tenha tido um corpo físico como o nosso, sendo assim, desacreditam na ressurreição de Cristo. Mesmo usando a bíblia amplamente para a formação de suas teorias espíritas, a negam quando estão de fronte um ensinamento que é contrário aos seus pensamentos.

Consideram que o Espírito Santo de Deus é uma união de espiritos e que através de Kardec eles teriam trazido a verdadeira revelação de Deus. (Assim como os islâmicos creem que Maomé trouxe a 3ª revelação de Deus anulando assim o sacrifício de Jesus na Cruz). Qualquer religião pode dizer isto, porém somente Jesus Cristo nos deixou o verdadeiro Consolador, que é o Espírito Santo.

Acreditam que o plano de Salvação é conquistado por sucessivas reencarnções e pelas boas obras que buscam fazer até que todo o carma de vidas passadas sejam completamente pagos. Negando assim a mensagem da Cruz deixada por Jesus.

Existe a Federação Espirita Kardecista porém o conflito de ideias e pontos antagônicos são suas principais características.



Nélio Maciel







2 comentários:

  1. Excelente artigo, muito bom o bloger espero que mais pessoas possam visitá-lo.

    A paz do Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz!
    Também espero que mais pessoas sejam alcançadas e que possamos divulgar o Reino de Deus, ainda que por outros sites evangélicos, o importante é divulgarmos a mensagem de Cristo e vivermos o que anunciamos!!!

    Deus te abençoe cada vez mais e obrigado pela visita!!

    Apologética Cristã

    ResponderExcluir